Biologia e Geologia (ano 1)

O Blogue dos recursos educativos de Biologia e Geologia

A Membrana Plasmática Abril 9, 2008

Filed under: Biologia,Membrana plasmática,Obtenção da matéria — Catarina Reis @ 3:31 pm

Cada célula é uma nação com as suas leis, as suas populações de moléculas e a sua economia próprias. Cada célula, como cada nação, começa na fronteira, a membrana plasmática. Só a manutenção de um controlo de fronteira mais ou menos apertado pode permitir a sobrevivência da célula, como da nação, impedindo a entrada de visitantes e mercadorias indesejados e facilitando, ou memo promovendo, as trocas que favorecem a economia.

As nações têm de aceitar regras que, não sendo por vezes aparentemente do seu interesse directo, lhes permitem uma integração no conjunto que acaba por lhes ser benéfica. Assim também as células de um organismo se adaptam umas às outras e, através da membrana, recebem verdadeiras “embaixadas” provenientes de outras células, cuja função pode ir da imposição de restrições até ao auxílio, passando pelo simples reconhecimento.

Como as fronteiras das nações, a fronteira da célula pode não ser 100% eficaz: “contrabandistas”, como as toxinas, ou mesmo “exércitos inimigos”, como os agentes patogénicos, conseguem, por vezes, atravessá-las.

Quando as nações deixam de acatar as regras entre si estabelecidas, criam-se situações que põem em causa o equilíbrio das relações internacionais. As células cancerosas são células que se modificaram e, entre outras coisas, “fecharam as fronteiras” tornando-se surdas às informações que lhes são exteriores, quebrando o padrão de comportamento desejável para a harmonia do conjunto. Passam assim, a pôr acima desta, os seus “interesses egoístas”, gerando-se situações de “corrida aos recursos” que acabam por levar à destruição de todo o sistema que é o organismo e, por acréscimo, de si próprias.

 

(Guadalupe, 1996)

 

            O texto em cima apresentado é elucidativo quanto à importância da membrana plasmática para a célula. A funcionalidade da membrana – condição essencial para a sobrevivência da célula e consequentemente do organismo, é garantida pela sua estrutura e composição. Desta forma, conhecer quais os elementos que fazem parte da membrana, bem como se organizam, é fundamental para perceber as propriedades desta e por “arrasto”, as implicações para a célula.  

 

Mas qual é a estrutura da membrana Plasmática?

 

 Quais os seus constituintes?

 

 Será que existe apenas um modelo, ou pelo contrário, existem vários modelos?

 Como e porquê evoluíram os modelos explicativos da Membrana Plasmática?

 

4 Responses to “A Membrana Plasmática”

  1. carla Says:

    para quem como eu se assume como uma ignorante nesta matéria, este texto é bastante esclarecedor
    obrigada pela partilha

  2. Liliana Says:

    Olá professora!

    Este site é muito interessante, principalmente para pessoas que buscam cada vez mais por recursos para se apoiar nos testes.
    Além disso ajuda bastante a perceber todas as matérias.

    será que podia ter acesso à zona de Biologia e geologia?

    um beijo

  3. Inês Gama Says:

    Olá Professora,

    Vou fazer o exame de acesso à universidade para Maiores de 23 (Biologia), e gostava bastante de poder ter acesso aos conteúdos neste site, para poder pesquisar e estudar, visto não ter qualquer tipo de explicações. Se não for possivel, será que me podia dar alguns apontamentos sobre Crescimento e Desenvolvimento, Digestão e Nutrição, Imunologia, Respiração e Excreção, Integração e Coordenação?

    Obrigada

  4. Adilson Says:

    Eu estou procurando exatamente a resposta de outros modelos da membrana plasmática, esse aí apresentado, sê encontra com facilidade.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s