Biologia e Geologia (ano 1)

O Blogue dos recursos educativos de Biologia e Geologia

Distribuição da Matéria Maio 5, 2008

As células conservam a sua complexa, mas delicada, estrutura somente quando as quantidades necessárias de energia lhe são for­necidas para o desenvolvimento das suas actividades normais. Nas células autotróficas, a energia necessária está disponível em grandes quantidades em consequência das transformações energé­ticas ocorridas nos cloroplastos. Nas células heterotróficas, as trans­formações energéticas ocorridas nas mitocôndrias fornecem à célula a energia necessária. As duas estruturas, cloroplasto e mitocôndria, necessitam de receber os materiais a transformar. Necessitam, também, que determinado material residual seja eli­minado. Se os dois factos não ocorrem, a célula desorganiza-se e morre.

Como é que estas exigências são satisfeitas nos seres autotró­ficos e heterotróficos, quer unicelulares, quer pluricelulares que, neste caso, podem ser constituídos por milhões de células?

Esta questão levanta um problema — o do transporte de subs­tâncias, que tem de ser resolvido por todos os seres vivos. Neste próximos blocos de aulas serão estudados alguns dos mecanismos básicos pelos quais os seres vivos resolveram o problema do transporte de substâncias.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s