Biologia e Geologia (ano 1)

O Blogue dos recursos educativos de Biologia e Geologia

2º Teste intermédio – correcção! Maio 19, 2008

Filed under: Avaliação,Biologia,Fichas,Geologia,Recursos Educativos — Catarina Reis @ 8:55 pm
Tags:

Olá a todos!

Podem encontar aqui os Enunciados, Resoluções e Critérios e Grelhas deste 2º Teste de Biologia e Geologia…  ( 19 de Maio de 2008 )

http://www.gave.min-edu.pt/np3/9.html

Biologia e Geologia – 10.º ou 11º anos 

Teste e critérios – Versão 1Versão 2

 

9 Responses to “2º Teste intermédio – correcção!”

  1. Pedro Pereira Says:

    Olá Catarina,

    lecciono 10 Bio/Geo e também me encontro neste momento a olhar para os critérios de correcção do TI de hoje. Gostaria de saber quais as suas opiniões sobre a resposta à questão 1 do Grupo II e tb sobre a resposta à questão Grupo III.
    Eis o que me parece:
    Questão 1. Grupo II
    se o exercício é intenso e curto o oxigénio é suficiente e as células musculares não recorrem à fermentação.

    Questão 1. Grupo III
    A opção da reserva até poderá ser a mais adequada, mas parece-me infeliz, pois acho redutor fazer depender a biodiversidade actual da constituiçao de uma reserva. Quantas reservas têm a sua biodiversidade ameaçada…

    Até breve

    Pedro Pereira

  2. Pedro Vasconcelos Says:

    Grupo II 1. Quando o exercício físico é muito intenso então a quantidade de oxigénio disponível diminui drasticamente. Ora, em condições de anaerobiose (ausência de O2), verificamos a produção de energia metabólica necessária ao exercício mas com menor número de ATP (2 ATP), pois o processo é a fermentação láctica (neste caso, por se tratar dos músculos) e não a respiração celular (que produz 36 ou 38 ATP consoante a shuttle que é utilizada), por esta se dar em processos aeróbios.

    Grupo III 1. O terceiro parágrafo do texto de apoio apresentado refere que: “A recente formação da ilha de Surtsey e a sua imediata constituição em reserva natural permitiram o
    acompanhamento científico, dos pontos de vista geológico e biológico.”, o que leva de imediato a concluir que a alternativa correcta é, pois, a alínea C. Ora, isto significa que o facto de se terem criado reservas naturais, como a mencionada no segmento do texto transcrito, propiciou uma melhor protecção contra “agentes” impeditivos do crescimento natural das espécies (exemplos: acção do homem, etc.).

    É apenas uma opinião,
    Atenciosamente,
    Pedro Vasconcelos

  3. boa noite…

    lamento informar, mas a verdade é que ainda não me dediquei à correcção destes testes… amanhã vou dar teste ao 11º e 12º ano e só depois é que vou ter oportunidade de respirar um pouco e debruçar-me sobre este assunto.
    na altura do teste, olhei para ele na diagonal, fiz uma correcção mental, mas não pude dispensar muita atenção, porque estava em aulas, e não posso parar tudo por este projecto dos testes intermédios…
    mal tenha tempo, opinarei sobre esta proposta de correcção, no entanto agradeço a disponibilidade para a partilha de opiniões!

  4. Pedro Pereira Says:

    Após ter colocado a mensagem anterior, fui investigar e tb conversar com outras pessoas e de facto tratou-se de uma interpretação errada da minha parte (estava pensando em termos de acumulação de ácido láctico). É óbvio que me equivoquei e que por ser exercício curto e intenso se trata de fermentação.

    Na outra questão, colocando na mesma balança as opções oferecidas, só pode estar correcta a da reserva, uma vez que o seu conceito está associado à conservação da natureza. No entanto, a biodiversidade pode não depender exclusivamente deste factor, mas no contexto em questão temos que ser pragmáticos e intuitivos. Agora considero-me mais esclarecido.

    Pedro, obrigado pela opinião

    Pedro Pereira

  5. Mafalda Says:

    Ola =)

    Será que me pode dar a password de acesso aos documentos?

    Beijinho

  6. Catarina Mira Says:

    bom dia!

    sou aluna do ensino secundário e descobri o seu fantástico blog na internet, os meus sinceros parabens pelo seu trabalho. Gostaria de saber se seria possível facultar-me a chave de acesso para eu poder aceder aos testes e fichas.

    Grata pela sua atenção

    Catarina Mira

  7. Elsa Fontes Says:

    Olá
    passei por aqui e gostei muito do seu blogue, gostava de poder ter acesso aos seus documentos, como sou aluna do 12ano poderão ser-me muito uteis para o exame se não for muito incomodo. Um grande abraço

  8. Pedro sampaio Says:

    Ola sou aluno do secundário e dava algum jeito obter a chave de acesso para complementar o meu estudo…
    obrigado


Deixe uma Resposta

